janeiro 25, 2016

O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser

Fonte da imagem: aqui



Dias atrás navegando pela minha timeline no tumblr me deparei com uma campanha que me chamou muito a atenção por dois motivos: a criatividade e o impacto que ela me causou. A campanha "O problema não é o que vira notícia, mas o que deixa de ser" foi criada por uma ONG com o objetivo de mostrar a realidade do Brasil e como a mídia vem ignorando isso, mostrando apenas conteúdos "fúteis".

Nós sabemos que a pobreza se faz presente há muito tempo em nossa sociedade, e por mais que ignoremos esse fato, até hoje está ai na vida de milhares de pessoas que vivem nas ruas ou em locais inapropriados, correndo até risco de vida.

Na minha aula de sociologia estávamos discutindo sobre a desigualdade social que consiste basicamente na distribuição desigual de renda. No Brasil esse problema é cada vez maior. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. E foi pensando nisso que a TETO criou uma campanha em conjunto com a agência Leo Burnett. A campanha contou com a participação do fotógrafo Gustavo Lacerda, que registrou moradores, que vivem em condições precárias, segurando cartazes contendo manchetes de notícias a respeito do cotidiano de famosos que costumam ser publicadas pela imprensa. O principal ponto de impacto a respeito da campanha, são as frases irônicas como: "Cantor estaciona o carro na vaga".

Com essa campanha eles arrecadaram recursos para dar continuidade à trabalhos desenvolvidos nas comunidades e ainda denunciaram a realidade em que vivem 16 milhões de brasileiros. 

Como eu achei a campanha muito interessante resolvi compartilhar com vocês, apesar de ela já ter se encerrado. Acredito que o problema continua aí, e a mudança deve começar por você. Quando esse problema for levado a sério, as coisas começarão melhorar. Enfim, confira algumas das fotos da campanha:


Bom, caso queira saber mais detalhes basta acessar o site da TETO| Brasil. Espero que tenham gostado do post de hoje, que pesquisem mais sobre o assunto e tenham cada vez mais consciência sobre os problemas da desigualdade. Não se esqueça de deixar aí nos comentários sua opinião sobre o assunto. Beijos e até logo! 
Me acompanhe nas redes sociais

28 comentários:

  1. Eu já tinha visto, mas não no Tumblr, foi no Facebook. Achei bem interessante, ainda mais porque curso jornalismo e a faculdade abre muito a nossa mente, sabe? Depois que comecei a estudar questiono muito o que vejo, leio e escuto da mídia. A gente tem que aprender o que merece ser visto do que não tem utilidade nenhuma.

    Tá rolando uma pesquisa de público lá no Quinta Gaveta! Sua opinião é muito importante.
    Beijo, Selma Barbosa | Quinta Gaveta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muita vontade de cursar jornalismo, mas infelizmente não será possível </3. Mas fico feliz que o curso tenha te dado uma nova visão do mundo. Vou lá responder sua pesquisa. Beijos ♡

      Excluir
  2. Já tinha visto a campanha, mas não foi o tumblr. Acho fantástico o trabalho e a forma de debater o que é notícia, como a mídia retrata a história do pobre e as coisas que lhe envolve. A discussão da sua turma foi bem interessante e é algo que deve ser debatido constantemente.

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo Débora. Acho importantíssimo esses debates na escola principalmente, para que os jovens já se conscientizem sobre o assunto. :) Beijo!

      Excluir
  3. Nossa, que campanha maravilhosa! Eu não sabia da existência dela, ainda bem que descobri agora, porque eu realmente me irrito com esses sites que mostram tudo o que não é interessante. Confesso que quando estava decidindo o que iria cursar na faculdade, pensei logo em jornalismo pra trabalhar em alguma revista de moda, mas depois comecei a pensar em criar um site para postar essas notícias e campanhas, e seriam postadas todas gratuitamente (porque, caso não saiba, (tentando explicar resumidamente) quando alguém quer postar uma notícia em um site de notícias, a pessoa paga o responsável desse site pra publicar essa notícia) e eu faria diferente, faria de graça, até porque essas notícias só precisam chegar até os leitores/sociedade, não importa como.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal sua ideia, Thami. Eu não sabia que pagavam para postar. Acho bem errado isso, acredito que tem que ser gratuito por conta do que você mesma disse, precisa chegar a todos :) Torcendo para que você consiga criar esse site e que ele dê super certo. Beijos!

      Excluir
  4. Ai Lah (olha eu já nas intimidades!), eu já tinha visto essa campanha um tempo atrás e me chocou muito tbm!
    Ainda temos muita coisa pra mudar nesse mundão :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei o Lah *-* Pois é, Lu. Sabemos que temos muita coisa pra mudar, mas infelizmente acabamos ignorando isso :/

      Excluir
  5. Que triste realidade a do nosso país. Em pensar que tantas pessoas perdem tempo com fofoquinhas de artistas. Enfim, o tempo daqueles que podem ajudar deveria ser mais bem aproveitado. Adorei a campanha e gostei de saber um pouco mais aqui no blog. Vou visitar o site. Acredito que a emissora brasileira que mais ajuda o pessoal é a Record! Mas mesmo assim... ainda se perde muito tempo com o que não é realmente importante.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Paloma. A Record é a emissora que mais transmite essa realidade e também algumas reportagem do Profissão repórter, mas enfim... precisamos também que as pessoas exijam do governo o seu direito, ao invés de se preocupar com coisas fúteis. Beijos ♥

      Excluir
  6. Nossa, que postagem incrível. É horrível como as pessoas dão tanto valor a uma notícia/fofoca de um famoso, mas fecham os olhos para a nossa realidade.
    ☣ Sentimentos Apurados ☣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Beatriz. Enquanto não dermos valor ao que realmente é necessário, nossa realidade será sempre a mesma. :/

      Excluir
  7. Eu vi essa campanha no facebook e super concordo. Tanta coisa ruim e séria acontecendo por aí e o pessoal dando atenção para coisas fúteis. O que fulano comeu, fulana comrprou um sorvete hoje, mulher é flagrada passeando na praia e tals. Acho que está precisando de mais notícias sobre a realidade estampando os sites. :(

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Beatriz. Mas o problema é que as pessoas tem se interessado na maioria das vezes por isso preferindo "ignorar" o problema... x(

      Excluir
  8. Não conhecia essa campanha! Ótimo trabalho, realmente tem site que publica tanta coisa fútil, o site da Globo é um deles, acesso para ver notícias importantes e tem só uma pequena porção delas, enquanto a página é tomada por notícia de "famosos".

    Beijos

    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente essa é a nossa realidade, Lilian. Poucas pessoas são assim como você, por esse motivo esse tipo de noticia são as mais comentadas. Beijos :*

      Excluir
  9. essa campanha é maravilhosa! nos dias de hoje as noticias deixaram de ser verdadeiras e mostrar a realidade, infelizmente isso é o que gera ibope na internet. adorei seu blog :D

    Espero sua visita
    www.meninadeouro.net
    Me siga no instagram @blogmeninadeouro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse tudo, Siméia! Se é por isso que as pessoas se interessam, é isso que eles vão publicar :( Vou visitar sim. Beijos

      Excluir
  10. Bahh tocante essa campanha mesmo, e adorei que você trouxe isso para o blog, um assunto super importante, e como você disse a mudança começa por nós!
    Muito legal! adorei teu post!


    Meninices da Vida

    ResponderExcluir
  11. Olá Lavinia! Primeiro venho agradecer pela sua visitinha ao me blog ♥

    Sobre o post, achei magnifico! Ah se houvessem mais blogueiras assim.
    Acho que futilidade é ponto forte da coisa toda, ninguém dá a minima para pessoas que realmente precisam de ajuda, ou precisam de olhares. Achei esse ideia genial, muito criativa e forte!

    http://izcordeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa nem agradecer, amore!
      Também achei super genial e impactante, né? Desde que vi essa campanha comecei a enxergar as coisas de outra forma.
      Fico feliz que tenha gostado. Beijos

      Excluir
  12. É triste saber que isso ai é a mais pura verdade. Enquanto a mídia tenta amenizar a situação com noticias fúteis, muitas pessoas, famílias inteiras, continuam vivendo uma vida cheia de dificuldade, e o pior é que geralmente é pura negligencia no governo, que não investe em saúde e educação, mas gasta milhões com o carnaval.
    Temos mesmo que divulgar mais projetos assim.

    Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você disse a mais pura verdade, Jessica. Mas, infelizmente esse é o país (mundo) capitalista em que vivemos </3. Só que acredito que fazendo a nossa parte podemos mudar essa triste realidade :)

      Excluir
  13. Quando eu vi essa campanha, simplesmente concordei.
    Não adianta, cara. Todo dia seremos chocados com várias informações de abandono, tristeza mas não movemos nossos popozões da frente da tv... Por nada.
    Algo tem que mudar...
    | Sorteio do livro: "Como ter uma vida normal sendo louca" |
    | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Algo tem que mudar... e o quanto antes melhor!

      Excluir
  14. Oi Lavínia, eu não conhecia a campanha mas é extremamente inteligente e dá um tapa na cara da sociedade. Realmente, tantas vezes abrimos os sites de notícias e coisas tão idiotas enquanto fingem que há problemas reais. Adorei a postagem! Beijos =*

    www.poisonmakeup.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Bruna! Fico feliz que tenha gostado :) Beijos :*

      Excluir

Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spans, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!

 
∴ Aventuras Literárias 2016 - 2018 ∴ © Todos os direitos reservados // Créditos // voltar para o topo