maio 17, 2016

3 indicações de livros nacionais



Olá pessoas! Como está tudo por aí?

Pra quem não sabe, dia primeiro desse mês (01/05) não foi comemorado apenas o dia do trabalhador, mas também o dia da literatura brasileira, e pensando nisso o grupo "Blogueiros Geeks" propôs uma blogagem coletiva onde indicaríamos três livros nacionais. 

Confesso que foi um pouco difícil indicar esses três livros, pois não costumo ler obras nacionais, a maioria dos que li até hoje foram por conta da escola, então precisei pensar muuuuito antes de escrever esse post pra vocês, mas finalmente cá estou eu. Vamos conferir minhas indicações?

A senhora
Esse livro é um clássico escrito por José de Alencar e eu o li no ano passado para a apresentação de um trabalho de português. Ele é um livro de romance urbano cheio de reviravoltas e situações inesperadas. Confesso que me surpreendi bastante, pois clássicos não são o meu tipo de livro favorito, mas esse conseguiu me prender bastante. Preciso admitir que gostei!





Dom Casmurro
Não posso dar uma opinião concreta a respeito desse livro já que não o terminei de ler, mas já ouvi tanto a respeito dele que é impossível não saber o enredo da história. Esse é um livro escrito por Machado de Assis, e sim, é um romance que conta a história de Bento (Bentinho) e Capitu. Onde Bentinho é um homem muito ciumento e tem um relacionamento de muitos anos com Capitu. Ele nos deixa várias questões em aberto, como por exemplo: Capitu traiu Bentinho ou não, eis a questão? Já que o livro é narrado por Bentinho e ele por ser um homem muito ciumento, não dá pra confiar.



O canto da sereia
Esse li nesse ano, também graças a escola. O canto da sereia é um livro de romance policial escrito por Nelson Motta, que já ganhou até uma adaptação em formato de minissérie que foi exibida na globo por volta de 2013. Ele conta a história de Sereia, uma jovem cantora baiana que foi assassinada em cima de um trio durante seu show. Vários foram os suspeitos e por esse motivo o clima de suspense e tensão perdura por toda a trama até o fim, onde é revelado o verdadeiro assassino. Como não dispenso uma boa dose de suspense, esse é um dos meus livros nacionais favoritos.


Bom por hoje é isso! E aí, já conhecia algum desses livros? O que achou do post? Deixa tudim aí nos comentários. Beijos e até logo!



Me acompanhe nas redes sociais

14 comentários:

  1. Um dos meus livros preferidos da vida é Dom Casmurro, amor eterno, amor sincero rs.
    Li a primeira vez na oitava série para um trabalho de escola, e me encantei com a forma que Machado de Assis brincava com nossa capacidade de distinguir quem falava a verdade.
    Ótimas indicações Lavínia.
    Beijo

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haha Estou lendo depois de muito tempo morfando na estante. Confesso que está me surpreendendo.
      Obrigada, Beijos ♥

      Excluir
  2. A literatura brasileira vem crescendo cada vez mais e e é muito bom acompanhar esse progresso. Adorei suas dicas, verdadeiros clássicos! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Paula!
      Fico feliz que tenha gostado. Beijos ♥

      Excluir
  3. Olá, ameei teu blog o design está lindo!
    Seu post esta maravilhoso, top!

    já conhece o blogueira que inspira?

    Se vc me seguir, com toda certeza te sigo de volta! Beijos

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Louca pra ler o Dom Casmurro! Parece ser muito bom!
    Melhor blog, melhor pessoa <3
    sdds de tu sua linda!
    http://www.tudoquegarotasgostam.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, amore!
      Ai, obrigadaaa. Saudades de você aqui na blogosfera ♥
      Beijos

      Excluir
  5. Também li O Canto da Sereia na escola. Não gostei muito no começo, acho que a temática não havia me agradado de início, mas depois todo aquele suspense me segurou até o fim do livro! Ah, e tive que ler de novo pra sentir toda aquela emoção de verdade haha
    A literatura brasileira é valiosa, temos muita sorte de termos tantos escritores bons!
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maioria das vezes isso acontece comigo, Lu haha
      Com certeza, mas infelizmente "A literatura brasileira" está se perdendo muito, estamos vendo aí vários livros "escritos" por Ghostwriter fazendo o maior sucesso :/
      Beijos ♥

      Excluir
  6. Olá... tudo bem???
    Faz um tempão que não leio clássicos... lia na época da escola, então já faz um tempinho mesmo... porém... leio muitos livros nacionais... essa postagem pra mim não seria problema, seria para escolher apenas 3 livro rs... desses livros que você citou eu li A senhora... e lembro-me de ter gostado muito... dá mais oportunidade aos livros nacionais... temos autores incríveis... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darei sim, Di!
      É que na maior parte das vezes o mercado de livros importados é bem maior que o de livros nacionais... até mesmo o preço dos que vem de outros países são mais em conta que os daqui.
      A senhora é um livro muito bom! Xero pra tú também :) ♥

      Excluir
  7. Só não li O Canto da Sereia, mas lembro que achei a série muito boa na época que passou... Literatura nacional é algo que a gente tem que apreciar mais, né?
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série foi muito boa mesmo, Mari. Só que eu achei que eles mudaram bastante coisas. Concordo, pena que esse mercado tem se tornado cada vez menor. Digo a boa literatura nacional. :) Beijos ♥

      Excluir

Pessoinha, obrigada por deixar seu comentário! Lembrando que não gosto de spans, ok? Nada de "Seguindo, segue de volta?" Se você deixar o link do seu blog, eu vou visitar e se eu gostar vou seguir ♥ Beijos!

 
∴ Aventuras Literárias 2016 - 2018 ∴ © Todos os direitos reservados // Créditos // voltar para o topo